Proposta de aula com Hipertexto
Aparecida Imada
Ana Maria Alves de Souza
Cleonice Fiorenza
Débora Maia de Queiroz da Silva
Sandra Márcia Giaretta
MÚSICA E IMAGEM
Série: 8ª serie ou 3ª fase do 3º ciclo
Turmas:
6 de 33 alunos
Período: 4h/aula
JUSTIFICATIVA
- De acordo com o contexto atual de atuação multidisciplinar e integração no uso das Tic's, essa atividade visa despertar na criança a consciência da interrelação entre as disciplinas e das diversas possibilidades de aprendizado.
OBJETIVOS
- Oportunizar o desenvolvimento das habilidades de leitura, compreensão e produção textual através de imagens, a partir de músicas escolhidas pelos estudantes.
- Situar a produção musical em seu contexto histórico.
- Perceber as noções matemáticas de enquadramento da imagem e tabulação.
PROCEDIMENTOS
Primeira aula:
- Na sala de aula o professor explica aos alunos que irão ao laboratório e orienta como será a atividade e o que eles devem fazer.
- No primeiro momento mostra slides no PowerPoint (ou programa equivalente), não utilizando som, questiona os alunos que imagens são e o que se pode dizer sobre elas em Inglês, em cada slide.
- Após, o professor mostra a mesma apresentação com som (música em Inglês), os alunos devem perceber a correspondência entre as imagens e o que a música diz, realizando uma discussão oral.
- O professor solicita aos alunos escolher uma música, trazendo também a letra da mesma para a próxima a próxima aula:
Segunda Aula:
- O professor retoma o que foi realizado na aula anterior(pois este é um modelo do trabalho a ser realizado) e propõe aos alunos, para que se reúnam em grupos, leiam e escolham uma das músicas das quais dispõem, fazendo a compreensão do texto.
- Em seguida, orienta os alunos a se dirigirem ao laboratório, entrem na internet e pesquisem o período histórico de criação da música e seu autor;
- Após buscar imagens na Internet, salvar no computador, e ir montando a sua apresentação para transmitir a mensagem da música, utilizando o PowerPoint (alunos já conhecem e sabem usar o programa - caso não saibam deve-se orientá-los).
Terceira aula:
- Conclusão das criações em PowerPoint, com debate e seleção de trabalhos.
Quarta aula:
- Apresentação dos trabalhos e publicação do resultado no blog da escola.
RECURSOS: CDs e letras de músicas, laboratório de informática (Internet, PowerPoint).
AVALIAÇÃO:
A avaliação do grupo será através da apresentação do trabalho produzido em slides, observando a utilização adequada das imagens para representar a mensagem da música, ou seja, a compreensão e interpretação do texto e sua adequação ao contexto de produção, juntamente com os resultados das operações básicas.
POSSÍVEIS SITES DE PESQUISA:
WWW.brasilescola.com/matematica/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"A imaginação é a mãe de todas as criações".