sexta-feira, 28 de agosto de 2009

PROPOSTA DE AULA COM HIPERTEXTO

Proposta de aula com Hipertexto

         Aparecida Imada                                                            

         Ana Maria Alves de Souza

         Cleonice Fiorenza

         Débora Maia de Queiroz da Silva

         Sandra Márcia Giaretta

MÚSICA E IMAGEM

Série: 8ª serie ou 3ª fase do 3º ciclo
Turmas:
6 de 33 alunos
Período: 4h/aula

JUSTIFICATIVA

  • De acordo com o contexto atual de atuação multidisciplinar e integração no uso das Tic's, essa atividade visa despertar na criança a consciência da interrelação entre as disciplinas e das diversas possibilidades de aprendizado.

    OBJETIVOS

  • Oportunizar o desenvolvimento das habilidades de leitura, compreensão e produção textual através de imagens, a partir de músicas escolhidas pelos estudantes.
  • Situar a produção musical em seu contexto histórico.
  • Perceber as noções matemáticas de enquadramento da imagem e tabulação.

PROCEDIMENTOS

Primeira aula:

  • Na sala de aula o professor explica aos alunos que irão ao laboratório e orienta como será a atividade e o que eles devem fazer.
  • No primeiro momento mostra slides no PowerPoint (ou programa equivalente), não utilizando som, questiona os alunos que imagens são e o que se pode dizer sobre elas em Inglês, em cada slide.
  • Após, o professor mostra a mesma apresentação com som (música em Inglês), os alunos devem perceber a correspondência entre as imagens e o que a música diz, realizando uma discussão oral.
  • O professor solicita aos alunos escolher uma música, trazendo também a letra da mesma para a próxima a próxima aula:

Segunda Aula:

  • O professor retoma o que foi realizado na aula anterior(pois este é um modelo do trabalho a ser realizado) e propõe aos alunos, para que se reúnam em grupos, leiam e escolham uma das músicas das quais dispõem, fazendo a compreensão do texto.
  • Em seguida, orienta os alunos a se dirigirem ao laboratório, entrem na internet e pesquisem o período histórico de criação da música e seu autor;
  • Após buscar imagens na Internet, salvar no computador, e ir montando a sua apresentação para transmitir a mensagem da música, utilizando o PowerPoint (alunos já conhecem e sabem usar o programa - caso não saibam deve-se orientá-los).

Terceira aula:

  • Conclusão das criações em PowerPoint, com debate e seleção de trabalhos.

    Quarta aula:

  • Apresentação dos trabalhos e publicação do resultado no blog da escola.

RECURSOS: CDs e letras de músicas, laboratório de informática (Internet, PowerPoint).

AVALIAÇÃO:

A avaliação do grupo será através da apresentação do trabalho produzido em slides, observando a utilização adequada das imagens para representar a mensagem da música, ou seja, a compreensão e interpretação do texto e sua adequação ao contexto de produção, juntamente com os resultados das operações básicas.

POSSÍVEIS SITES DE PESQUISA:

WWW.videogoogle.com/

WWW.youtube.com

WWW.castelodogibi.com

WWW.omelete.com.br

WWW.letras.terra.com.br/

WWW.vagalume.uol.com.br/

WWW.somatematica.com.br/

WWW.sohistoria.com.br

WWW.sercomtel.com.br/

WWW.historianet.com.br/

WWW.brasilescola.com/matematica/

WWW.brasilescola.com/historia/

http://translate.eu/pt/translators/portuguese-english/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

"A imaginação é a mãe de todas as criações".