quinta-feira, 23 de julho de 2009

A Importância do Livro

A Importância do Livro.

Nada pode substituir a magia do livro, quem ama a leitura, tem um amor sensorial com o papel, seu cheiro, seu toque, tudo isso faz parte do prazer de ler. O ser humano é composto de múltiplas inteligências, universos de possibilidades, pois todo individuo têm potencial para ser criativo, mas só será se quiser. É a convivência com situações de leitura que produz novos leitores. Com o enfraquecimento da família na estimulação socioambiental da leitura, a escola ganha uma importância mais vital, tem a função cultural de preservar a leitura e formar o leitor.
As leituras são visitas a configurações e modelos de escrita. Convivemos com o universo da escrita através da leitura e essas freqüentações possibilitam expressões diversificadas. Para que uma não elimine a outra se faz necessária a estimulação a todas as habilidades de apreensão da realidade e de comunicação, real ou virtual. Somente assim o livro continuará a existir e as pessoas a ler, escrever e contar.
A acessibilidade de informações pode ser estimulada fora dos meios eletrônicos, como forma de preservar saberes, seja pelas pesquisas em material impresso, seja pela construção de conteúdos off line, com entrevistas e analises in loco. A escrita é possível de diversas formas, textuais ou não, durante milênios o homem vem se comunicando e recriando suas modalidades de escrita, nunca eliminando completamente a anterior. Na sociedade atual cabe, principalmente, a escola a preservação das habilidades adquiridas no tempo, além de estimular a formação de novos conhecimentos.
O fundamental na preservação do livro é a formação de novos leitores, a família e a escola devem criar situações que desenvolvam e estimulem essa relação. Sendo que o livro descreve uma aprendizagem, que implica prazeres: o prazer da entrega, o prazer de amar, mas também o prazer da própria aprendizagem. É como dizia Clarice Lispector “Aprendi que se deve viver apesar de. Apesar de, se deve comer. Apesar de, se deve amar. Apesar de, se deve morrer.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"A imaginação é a mãe de todas as criações".