sábado, 25 de julho de 2009

Importância e significado do blog na educação

Com o advento da sociedade do conhecimento, a necessidade de criar novas formas para a produção do saber instiga os indivíduos. A globalização passa a exigir conexões, parcerias, trabalho conjunto e inter-relações, no sentido de ultrapassar a fragmentação e a divisão em todas as áreas do conhecimento.
A interatividade ganha o centro na cibercultura, pois ocorre a mudança de paradigmas, passando da transmissão da lógica da distribuição para a lógica da comunicação (interatividade), causando uma modificação extrema no esquema clássico de informação baseado na ligação unilateral emissor-mensagem-receptor. A interação torna-se uma situação em que cada um contribui para modificar ou estabilizar, uma negociação sobre significações, um processo de reconhecimento mútuo dos indivíduos e dos grupos via atividade de comunicação. Torna-se essencial um olhar concreto acerca das potencialidades da World Wide Web na prática pedagógica, devendo esta ser encarada positivamente dado que proporciona ao aluno a descoberta da informação e, como se pretende, coloca-o num lugar privilegiado ao lhe ser dada a possibilidade de se tornar um produtor de informação para a Web. ( D’ Eça, 1998).
Nesse contexto, o papel do professor é fundamental como facilitador da aprendizagem e na utilização dos recursos tecnológicos. Tornando-se o principal transformador desse novo ambiente, dependendo dele a didática, a abordagem e o rumo das aulas. Através da utilização dos recursos da web 2.0, o professor pode ajudar a ampliar a capacidade dos alunos de elaborar textos, pesquisar sobre um assunto, emitir opinião e debater com outros usuários, através de portfólios digitais de coletivos inteligentes que aprendem/ensinam em redes de colaboração, projetos de aprendizagem que poderão ser melhor e mais dinamicamente gerenciados por professores as ferramentas que existem neste novo paradigma.
Os blogs são um dos recursos de publicação naquilo que Tim Berners-Lee, criador da WWW, chamou da “web da leitura/escrita”. Integra a categoria do que é chamado software social, que pode ser definido como uma ferramenta para aumentar habilidades sociais e colaborativas humanas; como um meio para facilitar conexões sociais e o intercambio de informações, e como uma ecologia (permitindo um “sistema de pessoas, práticas, valores e tecnologias num ambiente particular local”) (SUTER; ALEXANDER; KAPLAN, 2005).
Os blogues são ferramentas de publicação na web, mas também espaço para interação e/ou conversações entre todos. Não se trata de se tornar apenas uma ferramenta de leitura ou escrita, mas uma arma que incentive a interação entre os aprendizes. A idéia dos blogues em contextos educacionais, sobretudo como ferramenta de apoio às aprendizagens, deve estar focada na interação entre aqueles que aprendem, os recursos educacionais e aqueles que são, supostamente, os mais experientes, os professores. Cabe ressaltar, que o educador não pode deixar de estabelecer objetivos e critérios ao utilizar este recurso, pois a utilização a esmo não enriquece as aulas, é inútil para a construção e a troca de conhecimentos. Ele deve deixar claro o que espera do aluno e o que pretende com a proposta de trabalho. Assim a avaliação deve ser feita pelo professor e pelos alunos.
A utilização das Tic’s e suas ferramentas, em especial o blog, não devem ser consideradas apenas como recurso de informação e comunicação eletrônica, mas um investimento na criação de competências e habilidades. Sendo que isso não virá apenas pela democratização do acesso a educação, mas pela qualidade do processo educativo, que promova interações e experiências cognitivas.
As tecnologias devem ser instrumentos a serviço da educação, possibilitando a formação de relações privilegiadas com o aluno, entre os alunos, com os professores e inclusive o meio social em que se vive, contribuindo para a conscientização individual e coletiva. As tecnologias são uma parte de um processo muito mais rico e complexo que é gostar de aprender e de ajudar a outros que aprendam numa sociedade em profunda transformação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"A imaginação é a mãe de todas as criações".