domingo, 26 de julho de 2009

Recursos para a Educação à Distância

A modalidade de ensino a distância vem se desenvolvendo grandemente em todo o Brasil, principalmente devido às transformações tecnológicas, que trazem em seu bojo toda uma nova maneira de educar.
O Brasil tem uma grande tradição de educação pela TV, com projetos como o Minerva, as tele salas do telecurso e muito mais. Com o desenvolvimento da Internet, da TV e do rádio digital o ensino a distância tornou-se a pauta da vez. Devido à facilidade de acesso, à ampla cobertura e a flexibilidade, o rádio oferece inúmeras possibilidades para o ensino a distância no desenvolvimento de programas de educação formal e não formal. Esse veículo de comunicação tem como característica seu apelo da fala direta com o público, o contato intimo entre o ouvinte e o locutor. Com TV Digital termos muitos canais e recursos para acessar conteúdos de cursos e realizar debates com especialistas e entre alunos. Será fácil também a orientação de pesquisas, de projetos e mostra os resultados. Pede-se produzir aulas e deixar-las disponíveis para os alunos acessá-las no ritmo que quiserem e no horário que acharem conveniente, com qualidade melhor do que a atualmente conseguida na Internet. Haverá mais realismo na interação à distância e nos programas de comunicação. S e estivermos viajando poderemos acessar um canal específico e interagir com os colegas e alunos através do celular ou de um computador portátil.
A TV digital poderá oferecer muitas oportunidades dos alunos serem produtores de conteúdos multimídia, como acontece hoje na Internet com o site You Tube: qualquer pessoa pode divulgar um vídeo feito com câmera digital ou celular. Os usuários avaliam o filme pela quantidade de acessos e pelo número de estrelas atribuído. A TV digital pode oferecer coma mais qualidade a exibição dessas produções feitas pelos usuários e acrescentar recurso de pesquisa e navegação fáceis e hiper-realistas.
Como pode ser perceber estamos caminhando para uma nova fase de convergência e integração das mídias. Há um dialogo crescente, muito novo e rico entre o mundo físico e o chamado mundo digital, com suas múltiplas atividades de pesquisa, lazer, relacionamento e outros serviços e possibilidades de integração entre ambos, que impactam profundamente a educação escolar e as formas de ensinar e aprender a que estamos habituados.
Neste contexto a modalidade de ensino a distância, torna-se a forma ideal de atender as necessidades desse momento, pois permite uma aprendizagem personalizada, que atende a disposição e ao interesse do educando, sem rigidez de horários e de presença.
A modalidade de ensino a distância vem se desenvolvendo grandemente em todo o Brasil, principalmente devido às transformações tecnológicas, que trazem em seu bojo toda uma nova maneira de educar.
O Brasil tem uma grande tradição de educação pela TV, com projetos como o Minerva, as tele salas do telecurso e muito mais. Com o desenvolvimento da Internet, da TV e do rádio digital o ensino a distância tornou-se a pauta da vez. Devido à facilidade de acesso, à ampla cobertura e a flexibilidade, o rádio oferece inúmeras possibilidades para o ensino a distância no desenvolvimento de programas de educação formal e não formal. Esse veículo de comunicação tem como característica seu apelo da fala direta com o público, o contato intimo entre o ouvinte e o locutor. Com TV Digital termos muitos canais e recursos para acessar conteúdos de cursos e realizar debates com especialistas e entre alunos. Será fácil também a orientação de pesquisas, de projetos e mostra os resultados. Pede-se produzir aulas e deixar-las disponíveis para os alunos acessá-las no ritmo que quiserem e no horário que acharem conveniente, com qualidade melhor do que a atualmente conseguida na Internet. Haverá mais realismo na interação à distância e nos programas de comunicação. S e estivermos viajando poderemos acessar um canal específico e interagir com os colegas e alunos através do celular ou de um computador portátil.
A TV digital poderá oferecer muitas oportunidades dos alunos serem produtores de conteúdos multimídia, como acontece hoje na Internet com o site You Tube: qualquer pessoa pode divulgar um vídeo feito com câmera digital ou celular. Os usuários avaliam o filme pela quantidade de acessos e pelo número de estrelas atribuído. A TV digital pode oferecer coma mais qualidade a exibição dessas produções feitas pelos usuários e acrescentar recurso de pesquisa e navegação fáceis e hiper-realistas.
Como pode ser perceber estamos caminhando para uma nova fase de convergência e integração das mídias. Há um dialogo crescente, muito novo e rico entre o mundo físico e o chamado mundo digital, com suas múltiplas atividades de pesquisa, lazer, relacionamento e outros serviços e possibilidades de integração entre ambos, que impactam profundamente a educação escolar e as formas de ensinar e aprender a que estamos habituados.
Neste contexto a modalidade de ensino a distância, torna-se a forma ideal de atender as necessidades desse momento, pois permite uma aprendizagem personalizada, que atende a disposição e ao interesse do educando, sem rigidez de horários e de presença.
A modalidade de ensino a distância vem se desenvolvendo grandemente em todo o Brasil, principalmente devido às transformações tecnológicas, que trazem em seu bojo toda uma nova maneira de educar.
O Brasil tem uma grande tradição de educação pela TV, com projetos como o Minerva, as tele salas do telecurso e muito mais. Com o desenvolvimento da Internet, da TV e do rádio digital o ensino a distância tornou-se a pauta da vez. Devido à facilidade de acesso, à ampla cobertura e a flexibilidade, o rádio oferece inúmeras possibilidades para o ensino a distância no desenvolvimento de programas de educação formal e não formal. Esse veículo de comunicação tem como característica seu apelo da fala direta com o público, o contato intimo entre o ouvinte e o locutor. Com TV Digital termos muitos canais e recursos para acessar conteúdos de cursos e realizar debates com especialistas e entre alunos. Será fácil também a orientação de pesquisas, de projetos e mostra os resultados. Pede-se produzir aulas e deixar-las disponíveis para os alunos acessá-las no ritmo que quiserem e no horário que acharem conveniente, com qualidade melhor do que a atualmente conseguida na Internet. Haverá mais realismo na interação à distância e nos programas de comunicação. S e estivermos viajando poderemos acessar um canal específico e interagir com os colegas e alunos através do celular ou de um computador portátil.
A TV digital poderá oferecer muitas oportunidades dos alunos serem produtores de conteúdos multimídia, como acontece hoje na Internet com o site You Tube: qualquer pessoa pode divulgar um vídeo feito com câmera digital ou celular. Os usuários avaliam o filme pela quantidade de acessos e pelo número de estrelas atribuído. A TV digital pode oferecer coma mais qualidade a exibição dessas produções feitas pelos usuários e acrescentar recurso de pesquisa e navegação fáceis e hiper-realistas.
Como pode ser perceber estamos caminhando para uma nova fase de convergência e integração das mídias. Há um dialogo crescente, muito novo e rico entre o mundo físico e o chamado mundo digital, com suas múltiplas atividades de pesquisa, lazer, relacionamento e outros serviços e possibilidades de integração entre ambos, que impactam profundamente a educação escolar e as formas de ensinar e aprender a que estamos habituados.
Neste contexto a modalidade de ensino a distância, torna-se a forma ideal de atender as necessidades desse momento, pois permite uma aprendizagem personalizada, que atende a disposição e ao interesse do educando, sem rigidez de horários e de presença.
A modalidade de ensino a distância vem se desenvolvendo grandemente em todo o Brasil, principalmente devido às transformações tecnológicas, que trazem em seu bojo toda uma nova maneira de educar.
O Brasil tem uma grande tradição de educação pela TV, com projetos como o Minerva, as tele salas do telecurso e muito mais. Com o desenvolvimento da Internet, da TV e do rádio digital o ensino a distância tornou-se a pauta da vez. Devido à facilidade de acesso, à ampla cobertura e a flexibilidade, o rádio oferece inúmeras possibilidades para o ensino a distância no desenvolvimento de programas de educação formal e não formal. Esse veículo de comunicação tem como característica seu apelo da fala direta com o público, o contato intimo entre o ouvinte e o locutor. Com TV Digital termos muitos canais e recursos para acessar conteúdos de cursos e realizar debates com especialistas e entre alunos. Será fácil também a orientação de pesquisas, de projetos e mostra os resultados. Pede-se produzir aulas e deixar-las disponíveis para os alunos acessá-las no ritmo que quiserem e no horário que acharem conveniente, com qualidade melhor do que a atualmente conseguida na Internet. Haverá mais realismo na interação à distância e nos programas de comunicação. S e estivermos viajando poderemos acessar um canal específico e interagir com os colegas e alunos através do celular ou de um computador portátil.
A TV digital poderá oferecer muitas oportunidades dos alunos serem produtores de conteúdos multimídia, como acontece hoje na Internet com o site You Tube: qualquer pessoa pode divulgar um vídeo feito com câmera digital ou celular. Os usuários avaliam o filme pela quantidade de acessos e pelo número de estrelas atribuído. A TV digital pode oferecer coma mais qualidade a exibição dessas produções feitas pelos usuários e acrescentar recurso de pesquisa e navegação fáceis e hiper-realistas.
Como pode ser perceber estamos caminhando para uma nova fase de convergência e integração das mídias. Há um dialogo crescente, muito novo e rico entre o mundo físico e o chamado mundo digital, com suas múltiplas atividades de pesquisa, lazer, relacionamento e outros serviços e possibilidades de integração entre ambos, que impactam profundamente a educação escolar e as formas de ensinar e aprender a que estamos habituados.
Neste contexto a modalidade de ensino a distância, torna-se a forma ideal de atender as necessidades desse momento, pois permite uma aprendizagem personalizada, que atende a disposição e ao interesse do educando, sem rigidez de horários e de presença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"A imaginação é a mãe de todas as criações".